A Queda em denúncias faz o Conselho Tutelar de Campinas alertar sobre violência contra crianças na quarentena | Campinas e Região


Ocorreram denúncias de maus-tratos e violência contra crianças e adolescentes durante o período de quarentena de Covid-19 ou sinal de alerta no Conselho Tutelar de Campinas (SP). Segundo conselheiros e promotores de Vara da Infância e Juventude, os casos têm acontecido, mas passam a ter ciência quando uma vítima deu entrada em hospitais.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

A denúncia anônima é a principal ferramenta do Conselho Tutelar para intervir em casos de violência física, verbal ou negligência. Profissionais de escolas e creches, por exemplo, costumam ser aliados e representam boa parte dos "colaboradores" ao denunciar casos observando marcas e / ou alterações comportamentais das crianças.

Sem eles, os números de identificação despencaram. Em março, o Conselho recebeu 100 denúncias. Em abril, o número caiu para 48, uma redução de 52%. E neste mês, apenas 25 inscritos.

  • Março: 100 denúncias
  • Abril: 48 denúncias
  • Maio: 25 denúncias (até o dia 20)

"A redução dos números não quer dizer redução dos casos de violência. O que está acontecendo é que a rede de proteção não está sendo comunicada dessa violência", ponto Andrea Santos Souza, promotor da Vara da Infância e Juventude de Campinas.

Para efeito de comparação, sete crianças e adolescentes são acolhidos em uma casa de cidade na cidade, seis vezes durante um quarentena.

Conselho Tutelar de Campinas (SP) alerta para casos de maus-tratos durante o período de quarentena – Foto: Reprodução / EPTV

Segundo conselheiro tutelar Débora Palermo, muitos casos foram descobertos após crianças ou adolescentes serem socorridos na rede hospitalar. Casos que envolvem traumatismo e queimaduras, entre outros.

De acordo com Débora, é possível para quem for de um fórum, ou mesmo um parente, notar alterações que indiquem que a criança está sendo vítima de maus tratos. "Quando ela muda de comportamento, quando pede socorro, quando ela parece um comportamento de medo ou muita agressividade", diz.

A promotora Andrea Santos Souza pede que a população reduza a situação e denuncie casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes.

"Às vezes, o problema é notado por um vizinho, um parente e ele tem isso que causa um desconforto. Pessoas que gostam ou sonham, preservam uma pessoa. É muito importante que a população tenha esse olhar para uma criança", diz.

Em Campinas, o atendimento presencial nesta quarentena ocorre no Conselho Tutelar Leste, das 8h às 12h. Entretanto, é possível ativar os conselheiros a qualquer hora pelo telefone 0800 770 1085.

Além disso, os conselheiros orientam o caso como pessoas preferidas, em situações de flagrante de violência, podem acionar a Polícia Militar (190) ou a Guarda Municipal (153), que as forças de segurança acionam o Conselho.

Formas erradas e correções de uso da máscara de proteção contra o coronavírus – Foto: Arte / G1

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19



Fonte: Post Completo

Leave a Comment