Serviço de Desentupidora em São paulo

ALDIR BLANC, TÃO GRANDE QUANTO NOEL ROSA – Diário Penedense


Não se surpreenda com o título deste pequeno réquiem, muito sofrido por mim, que dedique o mais importante letrista do MPB desde Noel Rosa. E por que? Porque para quem ama e sente os desvios e as esquinas da alma carioca, há poucos compostos capazes de absorver esses pequenos mistérios, múmias e segredos que só o Rio de Janeiro pode ter. Noel Rosa foi excepcional na carioquice. Tanto quanto Aldir Blanc.
Conheci Aldir Blanc em 1969, muito jovem, nos bastidores de um festival chamado Festival Universitário da MPB. Estava no júri, até porque eu tinha liberado o Museu da Imagem e do Som para o chancelar aquele concurso original de músicas feitas por universitários. Pela primeira vez, depois dos avassaladores FICs (Festivais Internacionais de Canção, que sacudiam ou Maracanãzinho e o Brasil inteiro), provocando comparações e disputas entre os maiores nomes do MPB mais jovem, como Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento entre outros), O Festival Universitário, transmitido pela TV Tupi, que já era da FIC, transmitia pela TV Globo, estava concorrendo com lançamentos de alguns outros futuros da MPB. Dos quais o principal fruto foi exatamente o letrista e o personagem carioca Aldir Blanc. O jovem estudante de medicina Aldir ganhou o festival de 1969 com a música “Amigo é para essas coisas”, interpretada pelo MPB 4, em parceria com Silvio da Silva Junior. Até o título, já se deduz o caráter solidário e generoso de proceder da poesia, sim, digo poesia, do Aldir. Ao cumprimentar ou gravar nos bastidores do Festival, ele mostra, como é o meu feitio sanguíneo, o entusiasmo pela sua letra e pela música do parceiro João Bosco. E convidei para um encontro no meu apartamento de Botafogo. Queria beber mais, e sofregamente, aquele poeta que despoja com músicas tão estimulantes e fraternas para companheiros.
Para minha surpresa, uma semana depois, Aldir tocou uma campanha, trazendo um presente especial, uma cantora Elis Regina em pessoa. Você pode imaginar a noite em que viver, tanto porque Aldir abriu sua coleção de músicas musicais, parte delas cantadas pela magia da voz de Elis. Desde aquele encontro afinamos nossa viola ideológica, sustentada na comiseração e força pela alma carioca. A partir do momento, fiquei absolutamente certo de que o grande Noel Rosa poderia seguir uma sequência temática em relação a letras, incrustadas de pérolas poéticas, em nível de percepção acadêmica e estética, no máximo patamar.
Quando fui convidado para lutar contra a censura em Brasília, recebi um telefonema do meu amigo, dizendo como derrotar a burocracia dos censores do DCDP, o Departamento de Censuras e Diversões Públicas da Polícia Federal de então. E antecipar um pedido que certamente poderia chegar às minhas mãos, possibilitar a liberação quase certa da proibição de “O Bêbado e o Equilibrista”, puríssima obra prima e crônica de época de beleza irretocável, que saudava a volta dos exilados políticos em 1979. O personagem diretor de Aldir era o sociólogo Betinho. Essa maneira de divulgar a possibilidade de censura em relação à música, que acabou por receber uma amena, quase não violenta, liberar pela censura federal. Vocês sabem, e todos nos acudimos com letras do gênero blanqueano, quando Aldir exercita sua salada poética, misturando Carlitos com viúvas de presos políticos assassinados. Referindo-se explicitamente à “volta do irmão do Henfil”, a Betinho, o sociólogo do bem e da comiseração.
Paro por aqui este lamento em destaque ao desaparecimento de um grande brasileiro. Até porque não há como derramar lágrimas pela tragédia que subtrai um gênio carioca e um dos seus mais poetas. Lágrimas que absorvem quando fica imaginando um solidão de caixão fechado, veludo proibido, com a ausência de nossas presenças de conforto para Mari, filhas, netas. E a nós mesmos.
Ricardo Cravo Albin

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 



Fonte: Post Completo