Brasília ganhar a primeira vinícola com rótulos 100% gerado


Quando o assunto é vinho brasileiro, a primeira região que vem à mente é o Sul. Por lá, os estados são recheados de vinícolas e conhecidos por produzir uma grande maioria dos rótulos brasileiros. Infelizmente, uma capital brasiliense nunca foi uma referência no assunto… até agora. Está em construção em um projeto na região: a Vinícola Brasília.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

A iniciativa surgiu a partir de uma parceria entre dez agricultores que produz no Projeto de Assentamento Dirigido pelo Distrito Federal (PAD-DF). “Nós somos famílias com aptidão agrícola, que já faziam e uma vontade de fazer vinhos. Com esse pensamento, decidimos unir forças e reduzir custos para levar ao cliente o Distrito Federal um rótulo de qualidade ”, explica o produtor e vitivinicultor Ronaldo Triacca.

Prevista para ser inaugurada em maio de 2021, uma operação promete produzir vinhos finos e de qualidade na capital. “A expectativa é de 200 mil litros por ano, no mínimo, dez rótulos. Cada propriedade está preparando um rótulo próprio para ser disponibilizado para a população ”, contou em entrevista ao Metrópoles.

Segundo ele, além dos rótulos de cada família, a vinícola terá produtos comuns ao grupo, feitos com uvas das dez propriedades. “Teremos uma marca Vinícola Brasília, que provavelmente será um mistura especial de uvas ”, entrega Triacca. “Queremos apresentar como maravilhas que nossos terroirs o Cerrado pode oferecer e colocar o DF e o Goiás na rota do vinho do Brasil ”, completo ou produtor e sócio do empreendimento.

Projeto Vinícola Brasília
O local terá um bar de vinhos e espaço para eventos
Vinho em terras brasilienses

Questionado sobre as condições de terra e bioma para o planejamento e o cultivo de uvas usadas para vinhos, Triacca explicou que em todos os vinhedos serão usadas as técnicas de dupla poda. “Esse é um sistema de produção que inverte ou ciclo de videira. Dessa forma, uma colheita ocorre nas épocas secas, afeta a maior sanidade nas plantas e colheitas em ótimos estágios de maturação, ou o que favorece uma maior concentração dos compostos fenólicos ”, complementa.

Em toda a Vinícola, a principal casta é a Syrah, que deu muito bem nas condições climáticas do Cerrado. “Outras castas fazem parte do nosso projeto, como: Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot.”

As empresas

Ronaldo indica que a Vinícola é uma sociedade colaborativa. “Antes de virarmos sócios já éramos amigos e amantes de vinho”, garante. Uma nova empresa é formada pela Miro Vinhos e Vinhedos Ltda, Ercoara – Cordeiro e Vinho, Hartos – Vitivinicultura, Vinícola Marchese, Oma Sena Vinhos e Vinhedos, Horus Vinhos e Vinhedos do Planalto, Casa Vitor, Toscana do Cerrado, Vista Da Mata , e a Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.

Enoturismo candango

Com o projeto arquitetônico desenhado por arquitetos locais, uma vinícola projetada para amantes de vinhos, turistas e leigos. “Queremos fazer parte do leste do DF uma rota do vinho. Como propriedades estão se preparando para receber pessoas, fazer passeios harmonizados e eventos que valorizam a cultura do vinho local ”, planejar ou vinicultor. Dentro da vinícola também haverá um bar de vinhos com os rótulos da capital e um espaço para eventos.

Primeiro vinho produzido na capital

Antes mesmo da Vinícola começar a funcionar, os frutos da operação já iniciam a aparecer. Neste mês, o primeiro vinho produzido em Brasília foi lançado: o Seu Claudino. O rótulo é um sirah e foi uma homenagem a Ronaldo ao pai, um dos agricultores pioneiros que vieram do Sul para terras cultivadas no Cerrado no Projeto de Assentamento Dirigido no Distrito Federal (PAD-DF).

O evento oficial de lançamento será na Villa Triacca Eco Pousada e Vinho em meados de agosto.



Fonte: Post Completo