Campanha de vacinação contra sarampo começa segunda – cotidiano


A campanha vai até o dia 13 de março e estará disponível em todos os CSs (Foto: Divulgação)

Uma nova campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo terá início na segunda-feira (10) em Campinas. A iniciativa do Ministério da Saúde, com sede em Campinas, é destinada a pessoas de cinco a 19 anos de idade, que ainda não tomam como duas doses indicadas para a faixa etária.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

A campanha vai até o dia 13 de março e a vacina está disponível em todos os Centros de Saúde do município. O Dia D, de mobilização nacional contra sarampo, será no sábado.

Ao longo da Campanha, também haverá um trabalho nas escolas do município para avaliar as vacinas de crianças e adolescentes.

Campinas tem uma população estimada em 167.775 crianças de 5 a 14 anos de idade e 93.965 jovens de 15 a 19 anos, de acordo com dados do Tabnet (IBGE / 2019).

Contudo, grande parte deste público-alvo já pode ter sido vacinado. Aqueles que recebem a primeira dose da vacina durante uma campanha devem retornar em 30 dias ao Centro de Saúde de referência para receber a segunda dose.

No dia D, a vacinação será realizada nos Centros de Saúde que abrirá aos sábados, de acordo com o horário de funcionamento de cada um. Estarão abertas como unidades CS Vila Ipê, São Quirino, Aurélia, DIC I, Santa Lúcia, Santo Antônio, União de Bairros, Vila União, Vista Alegre, Valença e Florença.

Todos os endereços e horários estão disponíveis na página da Saúde do portal da Prefeitura. Também haverá um posto de gasolina no Residencial Sirius, na Avenida José Pacheco, Cidade Satélite Íris, das 8h às 16h30.

É importante que todas as pessoas que perdem a carteirinha de vacinação ou não tenham registro de doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal. Quem tem até 29 anos deve ter duas doses comprovadas na carteira de vacinação e dos 30 aos 59 anos, uma recomendação do Ministério da Saúde é uma dose. A vacina continua disponível em todos os centros de saúde do município.

SITUAÇÃO DA DOENÇA

As pessoas com sintomas de sarampo devem procurar o atendimento médico e manter o afastamento social. Os sinais de febre, conjuntivite, tosse, coriza e manchas vermelhas no corpo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por vírus e uma única forma de interromper a cadeia de transmissão por meio da vacina.

Em Campinas, em 2019, foram registrados 173 casos de sarampo. Destes casos, 44 são em menores de um ano; 43 são em crianças entre 1 ano e 4 anos; cinco em crianças entre 5 e 9 anos; três entre 10 e 14 anos; 13 de 15 a 19 anos; 30 são em adultos na faixa etária entre 20 e 29 anos; 23 são na faixa entre 30 e 39 anos; sete entre 40 e 49 anos; e cinco casos entre 50 e 69 anos. Não houve óbitos. Ainda não há registro de casos confirmados em 2020.



Fonte: Post Completo

Leave a Comment