Campinas emite 1,3 mil atestados sanitários para pessoas com sintomas de novo coronavírus | Campinas e Região


Campinas (SP) emitiu 1,3 mil atestados sanitários durante o enfrentamento ao novo coronavírus entre 19 de março e 4 de junho, segundo dados fornecidos ao G1 pela prefeitura. Se houver início de pandemia na maioria das solicitações recebidas pelo Disque Health, as pessoas que apresentarem qualquer sintoma de doença, doença ou governo, nas últimas semanas, elas passarão a ser infectadas ou até relacionadas a internados com suspeita de enfermidade, principalmente nas áreas de periferia da cidade.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

A concessão do documento é válida para morador ou para quem trabalha na cidade. Ele pode ser solicitado por meio do telefone 160 ou autodeclaração preenchida na página criada especialmente pela administração com dados sobre um Covid-19. A licença de permanência em isolamento domiciliar durante 14 dias e, caso o solicitante apresente informações falsas, pode responder judicialmente.

O atestado sanitário é para quem apresenta os seguintes sintomas:

  • febre
  • coriza / nariz escorrendo
  • tosse seca
  • congestão nasal / nariz entupido
  • dor de garganta
  • tosse com catarro
  • dor no corpo
  • dor de cabeça

"Se uma pessoa trabalha em outro município, é orientada a conversar com o empregador em busca de bom senso. O atestado não é importante apenas para este funcionário, mas também para toda a população interna de trabalho local. Assim, evita a contaminação de todo efetivo ", diz o coordenador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Alexandre Beltrami.

Ele explica que os dados são válidos por uma autoridade sanitária ou atestado e são enviados em até 24 horas, por e-mail. Algumas categorias, exceto, não podem usar este documento e precisam buscar atendimento médico essencial para receber atestado. Veja abaixo a lista.

Desde o início da pandemia, 17 solicitações foram rejeitadas pelo Disque Saúde por conta de duplicidade, dados incompletos ou porque o solicitante não tinha direito. O Cerest que ainda não é possível fazer uma análise sobre a quantidade de atestados emitidos – ficou abaixo ou acima da época esperada pela Saúde – considerando o impacto da metrópole de Covid-19.

"Estou aqui há 20 anos, e até então, um município que nunca foi emitido por um atestado sanitário. Tem um dia de semana que são cinco, nenhum outro dia 20. Não começou ainda a entender como isso está acontecendo", admite o coordenador do Cerest. Ele lembra que o caractere atestado é de autodeclaração e acima de tudo o que é pressionado constitui boa fé, embora os dados sejam analisados.

"Não vamos julgar quem está ligando. Declarar, vamos colocar no sistema", falou ao avaliar que, para ele, nenhum grupo de solicitantes pode estar com medo de exposição ao risco de contaminação.

Campinas já emitiu 1,3 milhão de sanitários – Foto: Reprodução / Prefeitura de Campinas

Reflexos no planejamento e orientações

De acordo com Beltrami, o Cerest support the Disque Health e, por enquanto, não existe um mapeamento sobre o número de solicitações de solicitação por região. "Temos uma percepção de que aumentamos na periferia."

Segundo país, até 1º de junho a maioria dos casos e mortes pelo novo coronavírus estavam nas áreas Sul e Leste. A primeira inclui bairros como Jardim Campo Belo, Jardim das Bandeiras e Cidade Singer, enquanto a segunda abrange Jardim Carlos Gomes, Jardim Miriam e Recanto dos Dourados.

Em nota, uma administração municipal alega que tem intensificado como ações de orientação nessas regiões sobre a necessidade de uso de máscara, etiqueta respiratória e distanciamento social como forma de enfrentar pandemia e aumentar casos.

Além disso, esse recurso fortalece a rede de atendimento nas unidades de atenção básica, inclusive com o serviço de teleatendimento, para moradores não precisos e até centros de saúde.

"O atestado sanitário é um documento e deve ser solicitado apenas por quem realmente esteja com sintomas de síndromes gripais", relatado texto da assessoria.

O atestado sanitário NÃO é emitido para:

  • profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, veterinários, psicólogos, etc;
  • profissionais que atuam na área de interesse essencial em assistência à saúde de populações e animais: segurança privada, limpeza, alimentação, administrativos e outros em hospitais, clínicas, odontologia, veterinária, farmácias, drogarias, telemarketing de produtos de saúde (marcações de consulta e vendas de planos de saúde), medicamentos de medicamentos, instituições de longa permanência para idosos e similares;

Coronavírus: Como espirrar ou jogar com uma máscara?

Coronavírus: Como espirrar ou jogar com uma máscara?

Formas erradas e correções de uso da máscara de proteção contra o coronavírus – Foto: Arte / G1



Fonte: Post Completo