Cephas completa 20 anos de qualificação profissional em São José


O Centro de Educação Profissional da Fundação já beneficiou mais de 13 mil pessoas em São José. (Foto: Divulgação / PMSJC)

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), instituição educacional da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), comemorou na quarta-feira (3) 20 anos de história de oportunidades de formação profissional em São José.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Mais de 13 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações e projetos do Cephas. Atualmente, o Centro de Educação oferece oportunidades gratuitas em cursos técnicos, treinamento inicial e continuado, aprendizado profissional e cursos EAD para adolescentes, alunos e comunidade joseense.

Em 2000, o Cephas foi inaugurado com uma proposta de “garantir oportunidades para todos”. Desde então, foram duas décadas de trabalho e conquistas, sempre acompanha as mudanças de andamento e se moderniza para oferecer o melhor.

No mesmo ano, os joseenses Diego Silva da Siqueira e Taiane Adriane Neves nasceram. Hoje, como histórias dos jovens se cruzam com a história do Cephas no município.

Dedicação e Transformação para o Futuro

Taiane é aluna do técnico em Mecânica, mas já cursou Administração e foi do programa Jovem Aprendiz do Cephas. A moradora do Jardim Ismênia (região leste) conheceu o Centro de Educação pelo irmão mais velho, que sugeriu que ela tentasse ou vestibulinho.

A primeira prova até hoje já está com mais de quatro anos e Taiane segue firme nos estudos e cheia de sonhos para realizar.

“Quando era criança gostava de muitas coisas diferentes e era muito tímida, isso era um desafio para mim durante o crescimento. No Cephas recebi apoio e me desafiei, participando de apresentações na sala e até para o público, e fiquei mais confiante. Além da formação escolar e do meu currículo, o Cephas me deu muitas oportunidades na vida ”, conta.

Recentemente, um jovem foi efetivado na empresa Johnson & Johnson e pretende se especializar na área. “Quero concluir o técnico, fazer uma faculdade e continuar trabalhando com a Mecânica. Sou muito grata a todos os professores e funcionários do Cephas pelas orientações e apoio. Ser do Cephas foi a minha melhor escolha desde o início ”, diz.

Para Diego, morador do Parque Industrial, o curso de Mecânica em Aeronaves foi uma surpresa positiva.

“Eu trabalha como ajudante de caminhão e andava por toda a região, mas queria mais, além de estudar para novas conquistas. Fique sabendo de Cefas por amigos que estudaram lá, pesquisei e me interesse pelo curso, era algo totalmente novo e que chamou minha atenção. Quando comecei a estudar, me apaixonei e agora é uma área que você seguirá ”, conta.

Para ele, uma Instituição representa uma transformação para o futuro. “O Cephas oferece um ambiente acolhedor, totalmente gratuito e com qualidade, bons professores que ensinam e acolhem, funcionários atenciosos e oportunidades. Pretendendo seguir nessa área e me especializar em algumas aeronaves e continuar estudando para um futuro melhor ”, concluiu.

Referência e Gratidão

Uma trajetória do ex-aluno de Eletrônica, Fernando Henrique dos Santos Silva, 35 anos, também se aproxima da Instituição.

Atualmente, Fernando é gestor do PAE (Programa de Apoio aos Estudos) na Fundação, mas não no final dos anos 2000, ele se prepara para concluir a primeira turma de um técnico da Cephas.

“O Cephas evoluiu muito desde sua inauguração. No início, você tem muitas aulas teóricas e menos práticas, mas como passar o tempo, os laboratórios foram usados, as parcerias foram concretizadas e o Cephas se tornaram uma referência em cursos técnicos na cidade, sendo testados por diversas empresas. Sempre fui grato por ter estudado no Cephas, isso me abriu várias portas, desde o primeiro emprego, até hoje ”, diz.

Sobre o Cephas
O Cephas é uma instituição educacional instituída em 3 de junho de 2000, que tem como oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional, cursos técnicos de nível médio e cursos na modalidade EAD.

Todos os cursos técnicos do Cephas são gratuitos e o acesso é feito por meio de vestibulinho, realizado duas vezes por ano.

Nos últimos três anos, o Cephas registrou uma ampliação da atuação em 232% e contou com a implantação de um polo no Centro Empresarial 2 do Parque

Tecnológico, aliando teoria e prática na formação dos alunos.

Também houve uma integração das áreas de educação profissional, com o download do programa Jovem Aprendiz e Unidades de Divisão

Empregabilidade para o Cephas
Outra conquista foi a inserção da metodologia de competência e ampliação do atendimento ao Cephas no Programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico), em parceria com o Governo Federal.

O Cephas busca promover a integração com diferentes formas de educação, ciência e tecnologia, desenvolvimento permanente de habilidades para uma vida social e produtiva, além de despertar e estimular a capacidade de respostas e resolução de problemas e espírito empreendedor.

Atualmente, a Instituição oferece cursos técnicos em: Administração, Enfermagem, Edificações, Eventos, Eletrônica, Química, Mecânica, Hospedagem, Mecânica em Aeronaves no grupo motopropulsor e Mecânica em Aeronaves em Célula.

Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC e pelo Instagram.



Fonte: Post Completo