Com 18 anos, vereador eleito em São Roque está entre os mais jovens do país | Eleições 2020 em Sorocaba e Jundiaí


Nascido em 2002, Paulo Rogério Noggerini Junior, ou Paulo Juventude (Rede), se tornou um dos vereadores mais jovens a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Roque (SP). O rapaz de 18 anos escolhidos 550 votos no último domingo (15) e foi eleito por média no município.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no estado de São Paulo, exclusivamente 77 candidatos a vereador nas mudanças municipais de 2020 são dessa tira etária. Já em todo o país, são 679, de convenção com o TSE.

Paulo contou ao G1 que começou a se interessar por política aos 14 anos, em 2016. Com a PEC do teto e a reforma do ensino médio, o rapaz passou a perceber uma reação das pessoas ao seu volta, principalmente dos jovens, que se sentiram, segundo ele, ameaçados pelas medidas.

“Eu acho que o momento fez com que a classe refletisse e buscasse formas de se organizar e se simbolizar pra exigir seus direitos. Nós decidimos que a melhor forma de fazer isso era por meio de uma representação coletiva, unindo os estudantes pelo diálogo e debatendo propostas “, diz.

Desde portanto, Paulo participa de movimentos estudantis da cidade e, inclusive, foi fundador da União Regional dos Jovens de São Roque (URE), liderando uma percentagem junto à Secretaria do Muito-Estar Social.

“Foi nesse momento que eu entendi o que era cidadania, que me senti secção da democracia. Me senti munícipe e são-roquense. Isso foi mágico para mim”, conta.

A decisão de entrar na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal veio quando Paulo viu os pontos que precisavam ser mudados na cidade. O principal, segundo ele, é uma falta de projetos voltados para uma população jovem de São Roque.

“Fui pesquisar o termo ‘juventude’ no registo da Câmara para ver quais arquivos surgidos chegado e encontrei exclusivamente dois ou três projetos que abrangiam esse público. Esse momento foi o vértice pra mim. Foi quando eu entendi a urgência da juventude se recitar para se colocar nos espaços de decisão e ocupar os espaços políticos “, explica.

Comemoração e planos futuros

Escoltar a apuração dos votos foi um momento tenso. Com os problemas relatados pelo TSE, que acabaram atrasando a divulgação dos resultados, Paulo conta que ficou ainda mais tenso durante a espera.

“Quando chegou o resultado, eu estava atualizando a página e, de repente, apareceu que fui eleito. Eu continuei atualizando a página para ver se não era qualquer erro do sistema, mas aí eu ouvi o pessoal gritar e me dei conta de que não era uma miragem “, relembra.

O jovem conquistou 550 votos e foi eleito por média, que é quando as vagas restantes, cômputo do cômputo do quociente partidário, são distribuídas entre os outros partidos.

“Foi um momento de felicidade, comemoração. Mas também foi um momento de contemplação de vários movimentos, tanto artísticos quanto culturais, da juventude. E hoje a gente está representado muita gente, o que é muito importante”, diz.

Dentre os Planos de Governo de Paulo, é uma representatividade não só dos jovens, mas também de outras minorias sociais. Outrossim, ele planeja organizar fóruns de participação virtuais virtuais e presenciais.

“A gente conseguiu fazer um projeto que abrangesse diversos setores, ativistas e essa é a proposta. É o momento de luta, de representação de ideias de uma secção de São Roque que vezes teve representações diretas na Câmara. Queremos partilhar o poder do vereador às pessoas, colocando-as mais próximo da política para que essa possa se tornar mais humana e mais proveniente “, afirma.

“A política é importante demais para deixarmos somente nas mãos dos políticos. Meu objetivo é realizar um procuração de resistência, mas também uma construção uniforme do engajamento da população. Nossa proposta é terminar com essa teoria de que política é para extrair famílias. Política é para todo mundo “, finaliza.

ELEIÇÕES 2020 EM SOROCABA



Manadeira: Post Completo