Como Limpar ou Desentupir Caixa de Gordura aqui na Cidade

 

Atualmente, por lei, todas as habitações tem de ter uma caixa de gordura.

Este dispositivo fica localizado entre o cano que chega da pia da cozinha e a fossa ou rede coletora de esgoto, separando as gorduras da água usada na limpeza dos utensílios da cozinha.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Sua estrutura evita que as gorduras vindas da pia se instalem na tubulação, causando a obstrução destes canos por acúmulo de materiais gordurosos e entupindo a fossa ou mesmo a rede de esgoto da rua.

É bom lembrar que as gorduras são isolantes e acumulativas, podendo trazer grandes aborrecimentos e fazer muito mal ao meio ambiente!

Conheça um pouco mais sobre caixas de gordura e como evitar seu entupimento

Você sabe como desentupir uma caixa de gordura? Presente em praticamente todos os tipos de imóveis, as caixas de gordura são compartimentos importantes para o sistema de esgoto de residências, negócios ou instituições públicas.

Localizada próximo as pias de cozinha, a caixa de gordura possui a função de armazenar a gordura contida na água que escorre das pias.

Esse armazenamento impede que toda essa gordura escoe para os canos, para a fossa e para a rede pública, podendo obstruir estes sistemas.

Mas com toda esta gordura lançada pela tubulação, é necessário que de tempos em tempos seja feita uma limpeza na caixa de gordura. Esta limpeza deve ser realizada de forma periódica para que a caixa de gordura possa exercer sua função naturalmente.

Sempre é melhor a prevenção do que a correção, mas se você precisar, a Desentupidora Daqui da Cidade resolve o problema pra você.

Além da gordura, a caixa de gordura também acumula restos de alimentos que são descartados durante a lavagem de louças e panelas. Estes alimentos aumentam as chances de entupimento.

Problemas que uma caixa de gordura entupida causa:

  • Mau cheiro causado pela presença de alimentos em decomposição
  • Dificuldade no escoamento da pia
  • Transbordamento pela tampa da caixa de gordura
  • Infestação de insetos como baratas e formigas, além de atrair ratos
  • Entupimento da tubulação que liga-se à caixa de gordura

Estes problemas causados pelo entupimento da caixa de gordura podem ser evitados com práticas preventivas e corretivas. As práticas preventivas, você mesmo pode realizar.

Para retirar esta mistura de gordura e de restos de alimentos, existem algumas maneiras.

Como limpar sua caixa de gordura?

Como você já sabe, a limpeza de caixa de gordura contribui para que não ocorram transbordamentos e também para que não haja nenhuma contaminação dos sistemas hidráulicos que interfiram na água que você consome.

Para ajudar você a fazer uma boa limpeza de fossa, preparamos este simples passo a passo. E não se preocupe, essas instruções podem ser seguidas se a sua caixa de gordura estiver alocada em um ambiente externo e também dentro da cozinha ou lavanderia. Acompanhe!

Procure sempre utilizar materiais de proteção. As luvas de borracha protegerão você dos microrganismos acumulados na caixa.

Além disso, elas facilitarão o manuseio em um ambiente que está cheio de gordura — uma substância escorregadia e complicada de manusear. A máscara servirá para que você possa se proteger da inconveniência causada pelo mau cheiro.

Após vestir o equipamento, retire a tampa da caixa de gordura, obtendo acesso ao interior do local. Você perceberá que se trata de uma caixa feita de plástico ou metal (que pode ser quadrada ou redonda), já com bastante matéria orgânica em seu interior devido ao uso cotidiano.

Retire os resíduos com uma pá ou colher de pedreiro

Para limpar a caixa, retire os resíduos que estão acumulados no interior com uma pá ou então com uma colher de pedreiro (como a da foto).

Faça isso com cuidado para não danificar os sistemas hidráulicos. Algumas pessoas ainda envolvem a mão em sacos plásticos ou sacolas e retiram o excesso com as mãos mesmo.

Mas tudo vai depender do quão disposto você está a fazer essa limpeza e se você tem ou não aversão a tarefas deste tipo.

Conforme for retirando a sujeira, independente da maneira escolhida, vá jogando tudo dentro de sacos plásticos de lixo.

Depois, o ideal é chamar algum serviço especializado na reciclagem desses resíduos. Ao descartá-lo corretamente, você evita que o material coletado acabe entrando em contato com o solo ou com água limpa, evitando a poluição o meio ambiente.

Ou seja, é importante ter cuidado do início ao fim do processo de limpeza.

Se você quiser finalizar o serviço com a certeza de que tudo ficará bem limpo, utilize uma esponja para retirar os resíduos restantes.