Diabetes eleva risco de infarto e AVC – O Paraná


O dia 14 de novembro é lembrado anualmente porquê o Dia Mundial do Diabetes, doença crônica que afeta a maneira porquê o corpo metaboliza a glicose. No Brasil, 16 milhões de pessoas têm a doença, ou seja, um em cada nove adultos, e estima-se que 46% deles nem mesmo saibam. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), em 2045 serão 20 milhões de doentes.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Não bastassem porquê limitações da própria doença, o diabetes é um levedo para o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral). Mais da metade dos indivíduos que possui alguma doença cardíaca também qualquer transtorno relacionado à glicose no organização.

De concórdia com a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), mais de dois terços das pessoas que morrem do coração têm diabetes e mais de 80% das mortes por diabetes estão relacionadas a problemas cardíacos e renais, ou seja, vasculares.

Caso, o paciente só é diagnosticado quando apresenta lesão na retina, ou sem aro, disfunção erétil ou doença cardíaca, por exemplo. Nesses casos, o diabetes evoluiu silenciosamente sem ser detectado e você pode trazer complicações irreversíveis. O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir ou minimizar tais problemas.

A doença se manifesta por meio de dois tipos. O tipo 1 é demudado pela falência das células beta no pâncreas; e o tipo 2 se dá por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade porquê um dos principais responsáveis. Aproximadamente 90% dos casos se comunicam forma e a OMS (Organização Mundial de Saúde) atribui à má alimento e à falta de treino físico.

A OMS projeta que, em 2025, haverá 2,3 bilhões de pessoas com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos no planeta, aumentando, consequentemente, o número de pessoas com diabetes.

Prevenção

“O diagnóstico do paciente diabético, hoje, está associado ao aumento do peso, que está relacionado a hábitos contemporâneos não saudáveis, porquê inatividade física e excesso de mantimentos calóricos. Se as pessoas fizerem exercícios, ingerirem uma menor quantidade de mantimentos calóricos e possibilidade de fazer dieta saudável, rica em mantimentos naturais, elas obrigatoriamente uma menor ingestão de caloria. Reduzindo o peso, você vai diminuir a sua sobrecarga na produção de insulina ”, explica o diretor de Promoção de Saúde da SBC, José Francisco Saraiva.

Para ele, a geração de hábitos de vida saudáveis ​​é a maior instrumento na prevenção do diabetes. Para aqueles que já possuem uma doença, o melhor a fazer é controlar a insulina, o que perpassa também pelos bons hábitos de vida. A dieta saudável, baseada em mantimentos naturais e evitando o consumo de produtos processados, porquê açúcar, também presente drasticamente o risco de doenças cardiovasculares.

“Existem inúmeros trabalhos na literatura que apontam para essa questão: quanto mais exercícios se faz, quanto menor o peso, menor a sua chance de complicações de saúde. É muito importante fazer o bom controle da glicose e sabemos que não é somente isso, mas também o controle do colesterol, da pressão arterial e o combate ao tabagismo. Esse conjunto de ações é que leva à prevenção de problemas cardiovasculares, principalmente infarto e AVC. O problema do diabetes não é somente a doença cardiovascular, são também problemas renais; problemas dos vasos, levando à amputação; nos olhos, levando à facciosismo. Não adianta o tipo fazer prevenção do infarto e não prevenir outros problemas ”, garante o cardiologista.



Nascente: Post Completo