Gadini pede compromisso da imprensa com debate eleitoral | A Rede


Candidato do PSOL pede por compromisso dos meios de comunicação no debate eleitoral em PG

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

“O acesso à informação pública é um direito das pessoas e um dever dos gestores e esta preocupação deve fazer parte da disputa eleitoral”, diz o candidato a Prefeito do PSOL em Ponta Grossa, Professor Gadini. “Não é possível colocar em prática um plano de governo sem firmar o compromisso de transparência dos dados ou uso do dinheiro público e, para isso, o debate na mídia é fundamental”, avalia o Professor, que já coordenou estudos e publicou livros sobre a função da comunicação na disputa política.

Apesar das garantias constitucionais e alguns avanços no que diz respeito à legislação que regulamenta o acesso à informação pública pela Lei 12.527 / 2011, consultar dados na administração local não é tarefa fácil. Segundo o Observatório de Gestão Pública da Informação, o Brasil foi o 90º país no mundo a reconhecer o acesso à informação da gestão pública como direito, e somente após 23 anos do artigo da Constituição de 1988 regulamentado.

Em texto divulgado, na semana passada, o professor Marcelo Bronosky, membro do conselho da Fundação Educacional de Ponta Grossa (FUNEPO), entidade responsável pela gestão da TVE PG, destaca a necessidade de veículos da mídia local garantirem espaço de amplo debate público sobre a disputa eleitoral na Cidade.

Há menos de duas semanas da seleção, nenhum dos três canais de TV aberta que opera na Região dos Campos Gerais (transmissoras da programação do SBT, TV Globo e a emissora pública de PG, a TVE) se dispuseram a sequer fazer debate ou entrevista entre as cinco candidaturas que disputam a prefeitura da Cidade.

O Professor Bronosky lembra que, no caso da TVEPG, “há mais de quatro meses, o Conselho da Funepo não se reúne, ou seja, a TV Educativa não está sendo fiscalizada, representando clara violação ao Estatuto”. Sem reuniões, que devem ser convocadas pela direção da emissora, o Conselho fica impedido de atuar junto ao espaço de comunicação pública, legitimamente constituído, que representa a TV Educativa. O mesmo compromisso vale para emissora de radiodifusão da Cidade.

“A disputa eleitoral, neste momento de pandemia, acontece com limitações que dificultam o acesso de boa parte da população, uma vez que as atividades se concentram em redes sociais e o acesso à internet na cidade depende de pagamento próprio”, lembra o Professor Gadini. “Além da TVE, é importante que as emissoras comerciais que atuam na Cidade (SBT / Massa e Globo / RPC) disponibilizem o espaço para debate público, pois esta é uma das funções constitucionais da concessão de canais de comunicação no País.

Gadini lembra que, das três emissoras que operam em sistema aberto, apenas uma (a RPC) possui cobertura diária do processo eleitoral, enquanto as outras silenciam e sequer informam e discutem com os telespectadores que o momento de escolha por eleitores é fundamental na defesa democracia. “É injustificável e lamentável o silêncio por parte da direção de emissoras que nada informa sobre o processo de disputa política na Cidade”, afirma o professor Gadini.

Debates do portal aRede, JM e Doc.Com

Por sua vez, o Portal aRede, o Jornal da Manhã e o blog do Doc.Com já realizaram vários debates com os então pré-candidatos, depois com os candidatos a prefeito (a) e o vice-prefeito. Além disso, uma reta final da campanha do primeiro turno será marcada por dois debates presenciais, realizada pelos veículos acima citados, de forma presencial nos estúdios da Unicesumar em Ponta Grossa.

Com informações da assessoria.





Fonte: Post Completo