IWG, dona de Regus e Spaces, assume prédio do WeWork e ganha terreno no País


O ano era 2018. Naquela noite de abril, o vaivém de foi intenso na rombo do coworking do WeWork instalado no número 495 da avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema. Em operação, o seguiu localmente um grande fluxo de pessoas. Mas com a Covid-19, encerrou sua operação em maio deste ano.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Passados ​​pouco mais de cinco meses, o prédio de dez andares no bairro superior da zona sul carioca está prestes a reabrir as portas. Mas agora, com um novo inquilino. Ainda neste mês, o endereço passará a homiziar uma unidade da Spaces, uma das marcas de escritórios compartilhados do grupo britânico IWG.

Quinta unidade da Spaces no Brasil, uma estrutura pode atender muro de 400 empresas e um fluxo quotidiano de até milénio pessoas. “É o melhor quarteirão de negócios do Rio de Janeiro”, diz Tiago Alves, CEO da IWG no Brasil, ao NeoFeed. “Estamos expandindo, mesmo com a pandemia e todas as adversidades.”

Um pormenor torna o projeto simbólico. Com o contrato assinado na sexta-feira, 6 de novembro, um IWG assume 3,5 milénio metros quadrados ocupados anteriormente pelo WeWork. E mostra que está cada vez mais disposta a invadir, literalmente, o espaço da rival americana.

Fundada em 1989 e pioneira no setor, um IWG tem uma rede de 3.359 unidades, em mais de 110 países. No Brasil, são 69 coworkings, das marcas Regus, Spaces e HQ. Mas, em risco com a descrição de seus escritórios, muitas vezes classificados uma vez que formais e caretas, o grupo nunca foi badalado uma vez que o rival.

Já o WeWork, criada em 2010, atraiu clientes, mídia e fundos uma vez que o Softbank ao apostar em ambientes com uma aura cool e descolada. Um IPO malogrado no segundo semestre de 2019 expôs, porém, uma série de problemas de inicialização, desencadeando uma crise que foi agravada com a chegada da pandemia.

Com um valor de US $ 47 bilhões antes da malsucedida rombo de capital, e hoje avaliada em US $ 2,9 bilhões, o WeWork vem revisando seu portfólio de muro de 800 unidades. No País, onde tem 28 coworkings, a empresa fechou outra estrutura no Rio, além de cancelar uma rombo em Barueri (SP).

Nas Américas, o imóvel de Ipanema foi o primeiro progressão do IWG sobre o terreno do WeWork. Em junho, a empresa já tinha assumido um prédio devoluto pela startup na região metropolitana de Hong Kong.

“Não acho que a WeWork seja um mau competidor ou que vá quebrar”, diz Alves. “Mas todo esse contexto desmistificou o oração da startup que ia revolucionar o mercado. Hoje, eles são mais um jogador do setor. ”

Carcaças de coworking

Apesar do seu gosto, um IWG não está imune aos efeitos do coronavírus. No ano, as ações da companhia, avaliada em £ 2,58 bilhões, acumulam uma queda de muro de 40%.

Em 3 de novembro, ao publicar seu balanço do terceiro trimestre, o grupo reportou uma receita de £ 583,3 milhões, queda de 14,3% sobre o mesmo período, um ano antes. Seus papéis encerraram o pregão do dia na Bolsa de Londres, no entanto, com subida de 8,7%.

No terceiro trimestre, um IWG reportou uma receita de £ 583,3 milhões, queda de 14,3% sobre igual período, um ano antes

Além da geração de caixa de £ 26,8 milhões no período, um fator ajuda a explicar a reação positiva do mercado. Depois de captar £ 320 milhões em um siga em, em maio, para comprar rivais em dificuldades e ativos, a empresa informou que já tem diversos negócios em temporada final de diligência devida.

“Mesmo sangrando, atravessamos os piores meses ainda gerando caixa”, diz Alves, ressaltando que essa não foi a veras de uma parcela do setor, que ficou pelo caminho. “Isso abre uma oportunidade única, pois há muitos imóveis com carcaças de coworking que podemos assumir com dispêndio quase zero.”

A subida no número de imóveis vagos é outro fator que pode proporcionar essa expansão. No estado de São Paulo, por exemplo, a vacância de imóveis comerciais já é de 30%, segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios (AABIC).

“Os proprietários passaram a enxergar os coworkings uma vez que uma opção para manterem seus imóveis ocupados”, diz Douglas Andrade, presidente da Associação Vernáculo de Coworkings e Escritórios Virtuais (Ancev). “Eles entendem que esse protótipo reduz o risco de inadimplência ou de uma saída eventual.”

Nesse cenário, um IWG enxerga espaço para crescer seu portfólio com dois modelos em privado. O primeiro são as franquias, que demandam, em média, um aporte entre US $ 50 milénio e US $ 100 milénio do possuinte do imóvel. A única diferença do segundo formato, os contratos de gestão, é o vestuário de que os coworkings são operados por equipes do próprio grupo.

Em 2021, um projecto do IWG chegar a 100 unidades, em 20 cidades do País

“Nossa projeção é fechar 2021 com 100 unidades, sendo pelo menos 30% delas franquias”, diz Alves. Para o início de 2021, o grupo já tem programada a rombo de mais um coworking da Spaces na região da avenida Paulista, em São Paulo. “No ano, o projecto é trespassar de 14 para 20 cidades.”

Os perfis dos imóveis encontrados definir definir a marca a ser usada pela empresa. Enquanto a Regus tem foco mais corporativo, os ambientes da Spaces são mais despojados. Já a HQ, que hoje conta com unidades em São Paulo, Rio e Brasília, é voltada a projetos de menor dispêndio.

A expansão terá uma vez que foco a ingressão em capitais uma vez que Goiânia (GO), Belém (PA) e Florianópolis (SC). Além de municípios no interno, uma vez que Ribeirão Preto (SP), e cidades na região metropolitana de grandes centros, uma vez que Guarulhos (SP) e Osasco (SP).

Demanda corporativa

Esses planos têm uma vez que tecido de fundo a retomada da operação. Sob o impulso do segmento corporativo, a demanda já é 30% maior do que o volume pré-pandemia. Entre as empresas que assinaram contratos no período figuram nomes uma vez que Amazon e Creditas.

“Muitas companhias que antes namoravam o coworking passaram a transmigrar para esse protótipo pela premência de reduzir custos”, diz Alves. Nesse contexto, ele destaca a pressão exercida pelos reajustes dos padrões básicos no IGP-M, que acumula uma subida de 18,10%, em 2020.

Amazon e Creditas são algumas das empresas que assinaram contrato com a IWG nos últimos meses

Andrade, da Ancev, aponta outra tendência gerada na pandemia. “As empresas percebem que é mais produtivo reduzir o tempo de deslocamento dos seus tempos”, afirma. “E estão buscando a escolha de coworkings os mais próximos das casas dos funcionários.”

Segundo Alves, essa questão explica a revisão do portfólio feita pelo IWG durante uma pandemia. O grupo fechou quatro unidades nos bairros do Itaim e da Cidade Jardim, em São Paulo. E inaugurou outras duas na capital paulista, em Santo Amaro e na Lapa.

“Nós já tínhamos concentração de unidades locais”, explica o executivo. “Os contratos estavam vencendo e optamos por transmigrar para projetos fora desse eixo, em risco com essa tendência de as empresas buscarem escritórios mais distantes das regiões centrais.”

Nesse pausa, a IWG também expande as estruturas que mantém em Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Vitória (ES), além de lançar produtos. Uma das novidades são os estúdios que estão sendo montados em unidades para que empresários e executivos podem fazer viver.

Outra opção recente no portfólio, batizada de Anywhere Office, são uma vez que diárias de escritório compradas pelas empresas e oferecidas aos seus funcionários, que podem reservar uma data para o uso do mercê em qualquer unidade da rede.

Siga o NeoFeed nas redes sociais. Estamos não Facebook, não LinkedIn, não Twitter e não Instagram. Assista aos nossos vídeos no meio do Youtube e assine a nossa newsletter para receber notícias diariamente.





Manancial: Post Completo