Ministério do Turismo, Ball e Evoluir apresentam o projeto Mundo da Leitura em São José dos Campos


Divulgação
Divulgação

Aumentar o aproximação aos livros e incentivar o hábito de leitura em crianças e adultos através do lúdrico: essa é uma missão do projeto Mundo da Leitura que chegou a São José dos Campos (SP) para doar 500 livros e capacitar 72 educadores da rede municipal de ensino da cidade. A iniciativa é realizada por meio da Lei Federalista de Incentivo à Cultura, da Secretaria Peculiar da Cultura do Ministério do Turismo, tem patrocínio da Ball e é criada pela Evoluir, empresa híbrida de instrução que atua com a produção de conteúdos e projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de São José dos Campos.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

O objetivo do Mundo da Leitura é contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades de oralidade e tradução de textos, na formação de cidadãos de consciência, e estimular a originalidade e a sentença de emoções e sentimentos de crianças e adolescentes. O projeto chega ao município com uma novidade agregada: uma proposta de protecção do dedo, que será um auxílio tecnológico oferecido aos professores, para atender a essa demanda e quebrar as barreiras do universo online.

Cada escola escrita um mini baú em madeira contendo um kit de 100 livros com obras de variadas editoras e autores. Pensando na inclusão de pessoas com deficiência visual e no auxílio de pessoas com deficiência intelectual ou dislexia, alguns livros do montão foram audiodescritos. O baú acompanhou ainda um projeto pedagógico com sugestões de atividades para os educadores realizarem com as crianças durante o ano letivo, e um vídeo com três contações de histórias abordando as temáticas do Meio Envolvente, Preservação ambiental, Folguedo Segura com a Pipa e Bullying.

Por conta da pandemia de COVID-19, todo o teor do projeto foi adequado para o envolvente online. Professores recebem orientações tecnológicas, incluindo informações que vão do essencial até as exigências necessárias para manter a qualidade de ensino no envolvente virtual. O projeto encerra sua temporada no município, capacitando 72 professores da rede pública e beneficiando mais de 2.300 alunos diretamente e mais de 2.600 alunos indiretamente na cidade.

“O projeto é maravilhoso! Amei a roda de conversa sobre a sustentabilidade e a preço de cuidar do nosso meio envolvente, saúde emocional e amei muito a leitura da história que falava sobre a moçoila negra e seu cabelo, lembrou-me a minha puerícia, conta Paula Promanação dos Santos, educadora participante do projeto. “Desde a primeira formação percebi uma dinâmica muito boa na equipe. Cada um executa seu papel de forma organizada e pontual. A Thayeme é maravilhosa, sua vigor é contagiante e nos convida de uma forma muito aprazível a repensar e determinar as práticas por ela na formação. Essa inspiração tem poder de nos movimentar ”, completa Daiane Caroline, educadora participante do projeto.

“Por fabricar a lata, que é a embalagem mais sustentável da enxovia de bebidas, a Ball acredita que podemos contribuir na formação de consumidores mais conscientes. E zero melhor do que o investimento na instrução e leitura para os membros dos cidadãos mais básicos, preocupados em erigir um mundo melhor. É um orgulho estribar esse projeto! ”, Comemora Thaís Moraes, Diretora de Notícia da Ball América do Sul.

O projeto pedagógico do Mundo da Leitura está organizado a partir dos temas dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborado pelo Ministério da Ensino (MEC), Todo o teor dos baús está voltado a ampliar o conhecimento dos professores e crianças sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em próprio sobre o tema Virilidade e Meio Envolvente. As instituições que receberam os livros foram: EMEF Maria Antonieta Ferreira Payar, EMEF. Rosa tomita, EMEF. Hélio Walter Bevilacqua, EMEF. Prof. Mercedes Maria Perotti e EMEF. Emmanuel Antônio dos Santos.

“Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, conseguimos rapidamente nos reinventar, para entregar às crianças um projeto com uma mesma qualidade que entregamos antes desta situação se estabelecer no Brasil e, obviamente, sempre com muita sensibilidade, entendendo uma vez que premência específicas e os tempos marcados para cada município se restabelecer perante tantas perdas importantes. Cada livro que compõe o montão do projeto Mundo da Leitura foi pensado para instrumentalizar o educador durante o período de isolamento e na volta às aulas.

O time de profissionais, que em suma maioria são mulheres, esposas, mães, chefes de família e professoras, têm uma missão linda e generosa de ensinar tudo que sabe ao próximo, por isso, durante as formações, todas foram ouvidas e apoiadas em todas uma vez que suas dificuldades, desde a mais básica até a mais complexa. Nossa missão é cuidar do próximo, e do livro é cuidar do nosso espírito, com ele podemos ser e chegar onde quisermos ”, conta o coordenador de projetos educacionais da Evoluir, Junior Ribeiro.

.



Natividade: Post Completo