Nossa Senhora da Luz ganha obra gigante


Uma escultura de Nossa Senhora da Luz, com cerca de 3,5 metros, foi instalada na frente da paróquia do mesmo nome no bairro de Pituba, em Salvador. Com o pedestal, uma imagem chega a um total de 11 metros de altura.

Uma obra, que surgiu de uma parceria da paróquia Nossa Senhora da Luz com a Fundação Gregório de Matos (FGM), é assinada pelo artista plástico Félix Sampaio, de 59 anos.

Uma escultura carrega uma mensagem de acolhimento e proteção a moradores e transeuntes, no momento em que o Brasil e o mundo enfrentam uma pandemia de Covid-19 (novo coronavírus).

“Há muito tempo na paróquia Nossa Senhora da Luz tem o desejo de botar um monumento ali, desde que foi feita uma reforma na praça, e isso foi em 2016. O tempo passou e eles me pediram uma proposta de um layout para ver como ficaria a escultura. Nós pedimos um pedestal para todos que passem por todos que podem ver e compararem com o prefeito, que aprovam e trabalham com o FGM dentro disso ”, contou Félix Sampaio.

Para esculpir o monumento, foram necessários quatro meses de dedicação, além das questões burocráticas para obter o projeto. “Infelizmente, foi finalizado em meio a essa pandemia, mas graças a Deus, a paróquia e o pessoal da igreja gostaram do resultado”, falou o artista.

Para Félix, uma das principais preocupações era a questão do material que seria usado, evitando vandalismo e saldos da orla. “No Brasil, não há motivo para fazer monumentos muito duradouros. O bronze é um material bom, mas existe o dano ao vandalismo. O ideal para as pessoas era encontrar algo que estivesse livre de vandalismo, livre de oxidação do tempo e que fosse recomendado em mármore de carrara, mas ficou caro. No final, use fibra de vidro com uma pintura marmorizada e demos muitas camadas de verniz para duração máxima, sem necessidade de manutenção ”, explica Félix.

Com o projeto pronto, o artista precisa apresentar à FGM uma proposta final para quem pode dar a herança à escultura. “Nós fizemos várias reuniões para ajustar a proposta da igreja. Nós estabelecemos diálogo, contra-argumentamos em relação aos materiais, nossa preocupação por conta do vandalismo. Ajustado à proposta dele, e no final de 2019 ele assinou o contrato que resultou nesse belo trabalho ”, explicou Milena Tavares, diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM.

À noite, o monumento contará com uma iluminação especial voltada para ele, incluindo uma iluminação especial da tocha que a estátua está segurando, simbolizando a luz de Nossa Senhora.

* Sob supervisão do jornalista Meire Oliveira

<! – Pontamedia Comments Tag //

<! –

->
<! –

->



Fonte: Post Completo