Plataforma on-line para escolas públicas e classes hospitalares – Sucursal Brasília


Jogos apresentam uma aprendizagem de conceitos matemáticos básicos | Foto: FAP-DF

Hércules e Jiló no mundo da matemática: concepção e desenvolvimento de um software, de suporte à instrução matemática em uma perspectiva inclusiva. Esse é o título de um projeto da Faculdade de Instrução (FE) da Universidade de Brasília (UnB), desenvolvido com o fomento da Instalação de Espeque à Pesquisa (FAP-DF) e o suporte logístico da Instalação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que resultou em um jogo para estribar o ensino lúdrico e inclusivo de matemática. Em 26 de outubro ficou prontas uma vez que milénio cópias da utensílio em CD que será entregues às escolas públicas com turmas de alfabetização e às classes hospitalares do DF. O jogo já está disponível para uso e minguar gratuito sem site http://herculesejilo.com.br/índice.php.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

A história de Hércules, uma párvulo em procura de conhecimento, e seu leal camarada, o cão Jiló, nasce no ano de 2000. É quando os professores da FE-UnB Amaralina Miranda de Souza – coordenadora do projeto atual, por ocasião dos seus estudos de doutorado – e Gilberto Lacerda dos Santos perceberam a urgência de formular uma proposta que pudesse viabilizar práticas didático-pedagógicas mais inclusivas, dinâmicas e colaborativas. O intuito seria possibilitar que o professor enxergasse a capacidade de estágio em todas as crianças e favorecesse todas as formas e estilos de aprendizagem, considerando-se a urgência e as especificidades de cada estudante.

“Diante dos avanços da tecnologia, o grupo precisou aprimorar uma iniciativa de diversas formas para potencializar as suas dimensões lúdicas e pedagógicas, com vistas a proporcionar a aprendizagem matemática de forma colaborativa e inclusiva”Amaralina Miranda, pesquisadora da UnB e coordenadora do projeto

À era, os docentes propuseram e obtiveram o suporte do Fundo Vernáculo de Desenvolvimento da Instrução (FNDE) e da Secretaria de Instrução Peculiar (Seesp/MEC) e construiu o Programas Hercules e Jiló, voltado para o suporte ao ensino de Ciências Naturais para todas as crianças em tempo de alfabetização. Distribuído às escolas públicas, esse Programas teve uma grande receptividade junto às escolas e foi premiado pelo Ministério da Instrução, em 2000, uma vez que “Objeto de Aprendizagem”.

Nessa mesma perspectiva, e para a concepção de Hércules e Jiló no mundo da matemática, integrou-se à equipe do professor Cristiano Alberto Muniz, também da FE-UnB, e o suporte da FAPDF. A pesquisadora Amaralina explica que, além de todo o processo de planejamento e concepção dos jogos, a construção do Programas inclusivo integrou comentários de professores especialistas da dimensão de instrução peculiar e inclusiva. O processo também inclui a emprego do Hércules e Jiló em turma de alfabetização com estudantes com necessidades educacionais específicas, determinados resultados foram fornecidos pela equipe do projeto e indicaram a urgência de diversas mudanças.

Programa possui interface intuitiva e visual, o que permite fácil exploração por secção das crianças | Foto: FAP-DF

“Diante dos avanços da tecnologia, o grupo precisou aprimorar a iniciativa de diversas formas para potencializar as suas dimensões lúdicas e pedagógicas, com vistas a proporcionar a aprendizagem matemática da forma colaborativa e inclusiva”, destaca Amaralina.

Assim, com base na estrutura seguida de dez jogos para exploração lúdico-pedagógica, foram planejados e construídos cinco novos jogos virtuais: o Jogo dos Pratinhos, o Jogo Resta Mais, o Monta Buquê, o Passa Passa e o Jogo dos Porquinhos. Também foram construídos os cinco Jogos Concretos, utilizados em abordagens pedagógicas inclusivas: Jogo do Dominó, Jogo do Bingo, Jogo do Boliche, Jogo da Memória e o Jogo da Vendinha.

Os jogos virtuais (programados para computador) e os jogos concretos (programados para serem montados no computador e jogados para dele) foram construídos com o objetivo de promover situações de aprendizagens no contexto da instrução matemática, de forma dinâmica, criativa e colaborativa. Para tanto foram elaborados e integrados ao Programas textos orientadores para estribar o professor no uso do Programas.

Leia também

Mais 135 vagas para bolsas de estudo na UDF

Parceria une alunos das redes públicas e privada na preparação para o Enem

Em um processo interativo e intuitivo, os jogos apresentam uma aprendizagem de conceitos matemáticos básicos, uma vez que as operações matemáticas e noções de espaço e ordem. Também abordam as questões uma vez que compreensão do ajuntamento, quantificação discreta, correspondência entre quantidade e símbolo numérico e regras e estruturas do sistema decimal, muito uma vez que o valor do numeral de convenção com seu posicionamento.

“Para além do jogo em si, com o Programas o professor tem a liberdade de produzir e conduzir ações pedagógicas variadas que atendem às demandas dos alunos, porque o princípio mais importante a se considerar nesse processo é que: cada aluno aprende do seu jeito e no seu ritmo, que é importante que o professor o explorar de forma diversificada e lúdica para que o aluno realize o seu processo de aprendizagem. Entendemos que esse seja o diferencial dos jogos ”, acrescenta a coordenadora.

O programa possui uma interface muito intuitiva e visual, o que permite fácil exploração por secção das crianças, além de um recurso de voz que orienta cada passo do jogador e se apresenta também uma vez que um recurso interessante lúdrico pedagógico para funcionar uma vez que suporte ao professor. Assim, planejado com intencionalidade, o método funcionará uma vez que facilitador da construção de aprendizagens fundamentais da matemática.

O projeto foi bravo pela FAP-DF no contexto do Edital da FAP-DF 13/2016 de Instrução Inclusiva.

* Com informações da Instalação de Espeque à Pesquisa (FAP-DF)



Nascente: Post Completo