Seed faz novidade consulta pública para implantação do padrão cívico-militar em colégios de Maringá e Sarandi


Segundo a Seed, porquê comunidades escolares dos colégios pediram a mudança / Geraldo Bubniak / AEN

A Secretaria de Estado da Instrução e do Esporte (Seed-PR) publicou na terça-feira (10/11) edital em que autoriza novidade consulta pública em mais 16 colégios no Paraná para implantação do padrão cívico-militar. Entre as unidades estão o Escola Estadual Duque de Caxias, de Maringá, e o Escola Estadual Vereador Luiz Zanchim, de Sarandi.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Segundo a Seed, porquê comunidades escolares dos 16 colégios pediram para mudar do padrão tradicional e adotar o cívico-militar. A consulta começa nesta quarta-feira (11/11) e termina na quinta-feira (12/11). Nesta quarta-feira a participação começa às 11h e segue até às 21h. No dia seguinte, o horário será das 8h às 21h.

Na sexta-feira (6/11), o juiz substituto Eduardo Lourenço Bana negou o pedido de liminar da APP-Sindicato, que pedia a suspensão imediata da consulta, e também considera que todo o processo de consulta foi lítico.

Em Maringá, o padrão cívico-militar foi legalizado em quatro dos cinco colégios propostos. A mudança não foi aprovada no Escola Estadual Brasílio Itiberê. Veja quais colégios serão cívico-militares em Maringá e região.

Fazem segmento da comunidade escolar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Caso o estudante seja maior de idade (18 anos), também participa da consulta. É preciso levar um documento pessoal para votar, e pais ou responsáveis ​​votam de entendimento com o número de matriculados sob sua tutela na escola – ou seja, uma mãe com três filhos pode votar até três vezes. É recomendável que cada pessoa ligeiro sua própria caneta para registrar a assinatura.

Para validar, mais de 50% das pessoas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar para formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelo menos 251 pessoas. Para transmigrar ao padrão cívico-militar, basta a legalização da maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% e mais um voto do totalidade.

Confira a lista das escolas e municípios:

  • Colombo – Escola Estadual Rui Barbosa
  • Itaperuçu – Escola Estadual Luiz Maltaca
  • Campo Largo – Escola Estadual Augusto Vanin
  • Campo Mourão – Escola Estadual Osvaldo Cruz e Escola Estadual Marechal Rondon
  • Curitiba – Escola Estadual Cândido Rondon e Escola Estadual João Turin
  • Douradina – Escola Estadual Douradina
  • Foz do Iguaçu – Escola Estadual Presidente Fortaleza Branco e Escola Estadual Sol de Maio
  • Jardim Prazenteiro – Escola Estadual Anita Garibaldi
  • Cambará – Escola Estadual Dr. Generoso Marques
  • Londrina – Escola Estadual Professora Vani Cruz Viessi
  • Maringá – Escola Estadual Duque de Caxias
  • Sarandi – Escola Estadual Vereador Luiz Zanchim
  • Cruzeiro do Oeste – Escola Estadual Cruzeiro do Oeste

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto lítico? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Posto Maringá, fale com direto o quê do nosso editor-chefe.





Manancial: Post Completo