Serviço de Desentupidora em São paulo

Três bases do projeto Tamar, suas atividades encerradas


O Projeto Tamar extinguiu três bases de conservação de tartarugas marinhas, em Camaçari (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE). Faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, conduzido pelo ministro Ricardo Salles.

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

O primeiro foi fechado na base de Sergipe, que já não estava funcionando desde o final de 2020. Por outro lado, o Ministério do Meio Ambiente confirmou a criação de uma base avançada em Salvador (BA).

Novas determinações para o Projeto Tamar

A mesma determinação indica que as bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação devem continuar funcionando somente se houver comprovação da necessidade dessas ações.

A partir disso, será realizado o projeto de pesquisa ou conservação e os planos de trabalho que deverão ser executados pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes.

LEIA MAIS: Tartaruga mutante rara de duas cabeças é encontrada por conservacionistas

Conforme nota divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, os fechamentos dessas bases já estavam programados desde o ano passado. Isso aconteceu pelo fato de elas não contarem com servidores para a realização das atividades.

Dessa forma, o fechamento de mais duas bases do Projeto Tamar serve para uma melhor distribuição de recursos. Veja um trecho da nota:

“Melhor alocação de recursos com a consequente potencialização das atividades finais desempenhadas na Conservação da Biodiversidade, atividades atividades relacionadas aos projetos de pesquisa dispostos nos planos de trabalho aplicados a cada uma delas”.

Bases ativas apenas se houver necessidade

O texto diz que as bases avançadas dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, continuam a ser ativadas com as últimas pesquisas.

Conheça o Projeto Tamar

Tamar é uma junção das palavras iniciais "tartaruga" e "marinha". É um projeto que existe desde 1980 e ajuda na preservação de espécies ameaçadas de extinção, preservando é claro, principalmente como tartarugas-marinhas.

LEIA TAMBÉM: Descoberto tubarão incomum que vem de plantas

No início do projeto, foram colocadas pequenas placas metálicas nas tartarugas, que servem para monitorar as rotas migratórias e outros detalhes. Assim, recebeu o nome do Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, ou o Projeto Tamar.

O Tamar contém 24 bases, sendo 18 delas ativadas ou um número inteiro e apenas algumas épocas do ano. Assim, elas estão nas cidades localizadas, como Fernando de Noronha (PE), Aracaju (SE), Costa do Sauípe (BA), Ubatuba (SP) e Florianópolis (SC). A Bahia é o estado que mais possui bases, junto com o Espírito Santo.

Sergipe é o estado onde existe uma maior concentração de desovas da tartaruga-oliva. Na base de Pirambu, que já foi fechada, havia um programa de valorização cultural, com destaque para quadrinas juninas, capoeira e bordadeiras, ou seja, além de preservar a reprodução de tartarugas.

A ciência está perdendo uma batalha contra a desinformação e o obscurantismo. O jornalismo e a divulgação científica independente dependem de você. Colabore doando qualquer valor. Acesse: apoio.se/socientifica



Fonte: Post Completo