Trocadilhos, forró e paródias de hits embalam os jingles dos candidatos à Prefeitura de Sorocaba | Eleições 2020 em Sorocaba e Jundiaí


O ritmo dos jingles dos candidatos à prefeitura de Sorocaba (SP) vai de paródia de sucesso a trocadilhos com rimas. O estilo mais usado na eleição municipal de 2020 na cidade é o forró (Confira aquém).

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

O G1 Quantas dois especialistas e dois compositores para entender a suposta eficiência da utensílio na corrida eleitoral e uma vez que nasce um provável hit em uma quadra de eleitores conectados a redes sociais.

De combinação com Alex Ferreira de Moura, que é proprietário de um estúdio no nordeste e produz teor para políticos há 16 anos, o jingle ainda é necessário.

“O estado de São Paulo pediu muito ‘piseiro’, uma vez que Barões da Pisadinha, de fazer as paródias em cima. Jingle político para mim é 30% da campanha, que embala uma carreata e chame a atenção ”, disse.

Renilson Barros é compositor em São Paulo, capital, e sustenta que a utensílio do jingle é importante na campanha de um candidato. Segundo ele, a música ajuda a lucrar votos de indecisos.

“O jingle é uma tradição. Além de fazer o candidato ser lembrado, se muito elaborada a letra facilita a presente do número ”, conta.

Já para o pesquisador político Olavo Crespo, o investimento na estratégia é perda de verba do candidato.

“Para mim, o jingle está morto. São tantos outros meios de se fazer presente na cabeça do votante que o jingle perde uma boa relação custo-benefício. Ele precisaria ser reinventado ou desprezado ”, afirmou.

Os dois produtores explicaram ao G1 os passos básicos para a formação depois da solicitação do cliente:

  1. Entender a história do candidato;
  2. Realçar o número e nome;
  3. Entender uma vez que propostas do candidato;
  4. Definir o ritmo e palavras-chave.

O jingle é feito para ser uma “música chiclete”, segundo o psicólogo e pesquisador da superfície de psicologia política Leandro Amorim Rosa. O perito explica que o som na política pode afetar a mente de diferentes formas.

A teoria, segundo Rosa, é que o ouvinte assemelhe o candidato a sentimentos, uma vez que alegria e inspiração, quando se lembre da melodia.

“Assim, cada vez que cantamos a música chiclete em voz subida ou em nossa cabeça, estamos reforçando essa relação entre o nome do candidato e um sentimento prazeroso. Sem perceber, a nossa simpatia pelo candidato pode aumentar. Uma pessoa candidata acaba se tornando familiar e deleitável de tanto ouvirmos ”, detalha.

Sobre uma provável influência de voto em determinado pessoa por conta da música, o psicólogo acredita que dificilmente uma melodia seja determinante se o votante procurar saber com profundidade o candidato.

“Alguém que pesquisou as propostas e a história de cada candidato para tomar sua decisão seu voto é fundamentado em uma estudo consciente. Infelizmente, ainda há muitas pessoas que acabam por não ter esse desvelo. Essas sim se tornam mais influenciáveis. Em uma sociedade em que todas as pessoas votassem conscientemente, os jingles provavelmente deixariam de ter utilidade eleitoral ”, detalhou.

Escute aquém uma vez que músicas usadas pelos candidatos de Sorocaba em ordem alfabética:

Eleições 2020: candidatos a prefeito de Sorocaba – Foto: Reprodução

Carlos Péper (Solidariedade) – 77

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Carlos Péper

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Carlos Péper

Com um ritmo de forró, o candidato fez um trocadilho com o nome do partido e a repetição com pedido de voto com o número. A melodia foi intercalada com rimas entre o “7” e o “Péper”.

Em outro jingle, o compositor abriu os primeiros segundos com funk e emendou com axé. No terceiro, o candidato fez uma paródia com o hit “Jenifer”, na pegada de sertanejo universitário.

Dr. Leandro (Democratas) – 25

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Dr. Leandro

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Dr. Leandro

Um dos jingles do Dr. Leandro tem na letra, embalada por uma dupla sertaneja, a vida do candidato e o noção de “novo”.

O outro lembra o forró tradicional com vozes masculina e feminina. A melodia cita o number and “Terreno Rasgada”, o nome de Sorocaba na linguagem Tupi-Guarani.

Jaqueline Coutinho (PSL) – 17

Confira os jingles da candidata à Prefeitura de Sorocaba Jaqueline Coutinho

Confira os jingles da candidata à Prefeitura de Sorocaba Jaqueline Coutinho

Um dos temas musicais da atual prefeita focou em pop com uma cantora. O nome da candidata é repetido no refrão por um coro.

Outro jingle de Jaqueline tem o início quase que as “batidas” de We Will Rock You, da margem Queen. Na sequência, a melodia ao estilo hip-hop e pop aposta em um trocadilho com o nome. O terceiro som da candidata tem na melodia o piano, cantores e cantoras intercalados em coros.

Confira os jingles da candidata à Prefeitura de Sorocaba Maria Lucia

Confira os jingles da candidata à Prefeitura de Sorocaba Maria Lucia

A candidata tem em um dos filhos do pop, que lembra, vagamente, We Are One, de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte – música tema da Despensa do Mundo de 2014. A melodia fala sobre o número e expectativa do horizonte.

O segundo jingle abre com um coral e piano. Na sequência, a letra fala sobre uma cidade “triste” e sobre a candidata uma vez que uma aposta para mudar a situação avançada.

Prof. Flaviano Lima (Avante) – 70

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Professor Flaviano

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Professor Flaviano

O ritmo da música do professor Flaviano foca no sertanejo, um hit com um embalo semelhante à “Balada”, o hit “Tchê Tchê Rere” de Gusttavo Lima.

Na melodia, uma elaboração da curso do candidato e tenta emplacar o nome e o número da campanha.

Raul Marcelo (PSOL) – 50

Confira o jingle do candidato à Prefeitura de Sorocaba Raul Marcelo

Confira o jingle do candidato à Prefeitura de Sorocaba Raul Marcelo

Raul Marcelo também tem uma pegada de forró. A música do candidato cita popular das áreas em que o governo atuaria, uma vez que “saúde, tarefa, escola” O nome de Raul também é repetido junto com o função de prefeito.

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Renan

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Renan

Renan tem nenhum jingle um samba com várias vozes. O som passa pelo forró, axé e termina com o nome do candidato, o número e, novamente, o samba.

A outra aposta de hit foi mais para o lado sertanejo e repetições da frase da candidatura de Renan com o número.

Rodrigo Manga (Republicanos) – 10

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Rodrigo Manga

Confira os jingles do candidato à Prefeitura de Sorocaba Rodrigo Manga

Um dos três jingles de Rodrigo Manga focou no forró com uma voz masculina falando sobre “a concorrência”.

Outro do candidato usa o nome dele com o número para “costurar” uma melodia. Em um clima inicial de “reflexão”, a terceira música da candidatura fala sobre horizonte e mudança.

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Confira mais reportagens da região de Sorocaba



Natividade: Post Completo