‘Vaga feminina’ elege cinco prefeitas nos Campos Gerais | A Rede


Ponta Grossa, Carambeí, Fernandes Pinho, Imbaú e Jaguariaíva deva mulheres em suas prefeituras, além de seis vícios na região

Desentupidora Daqui da Cidade Faz todos os serviços de  Desentupidora em todos Bairros da Cidade, a qualquer hora do dia ou a da noite pode contar com A Desentupidora Daqui da Cidade atende em qualquer bairro da Cidade e em toda a Região. A Desentupidora da Cidade faz todos os serviços de Desentupimento de Esgoto neste que é um dos Bairros mais querido da nossa Cidade. Caso queira ver nossa tabela de preço para serviço de Desentupidora em Cidade Clique aqui.

Desentupidora Daqui da Cidade atende 24 horas em todos os bairros da Cidade

Desentupidora
Desentupidora Daqui da Cidade
 

Os 26 municípios da região dos Campos Gerais foram uma vez que urnas no último domingo, 15 de novembro, escolher seus representantes para os próximos quatro anos. E, em 11 deles as mulheres entraram na disputa: foram quatro prefeitas eleitas, enquanto Ponta Grossa decidirá por Mabel Quina (PSC) ou Professora Elizabeth (PSD) no dia 29 de novembro. Com isso, as mulheres assumão, a partir de 1º de janeiro de 2021, 45,5% das prefeituras que disputaram nos Campos Gerais.

A votação mais expressiva foi em Imbaú: Dayane Sovinski (Republicanos), único representante feminina no pleito, venceu outros três homens com 54,72% dos votos válidos (3.612 eleitores). O segundo posto, para efeito de conferência, levou menos da metade dos eleitores uma vez que urnas, com 24,41%. Ainda, vale primar, o número dos adversários da futura prefeita somados chegam a unicamente 45,28% dos votos.

Em Jaguariaíva, uma população não unicamente elegeu Alcione Lemos (DEM), uma vez que também posto uma outra candidata na segunda colocação. A futura prefeita teve 45,5% dos votos válidos (8.249 eleitores), enquanto Graciana Fosso (Cidadania), teve 34,9% das urnas a seu obséquio. Outros dois candidatos, ambos do sexo masculino, concorreram para a Prefeitura de Jaguariaíva.

O município de Carambeí foi o recordista de candidatas disputando o pleito: Elisangela Pedroso (PSB) foi eleita com 5.514 votos, o que representa 45,07%. Na terceira colocação ficou Patrícia Kremer (Avante), com 8,03%, enquanto Arina Aardoom apareceu em quarto, tendo 862 votos (7,05%). Vale primar que em Carambeí teve mais presença feminina, com três candidatas, que homens, onde dois concorreram.

A única reeleição que ocorreu nos Campos Gerais foi registrada em Fernandes Pinho, onde Cleonice Schuck (PSD), teve 54,38% dos votos válidos, em uma disputa franca com unicamente outro candidato. Desta forma, somada as outras três prefeitas eleitas e o horizonte dirigente do Palácio da Ronda em Ponta Grossa, o número de gestoras sobe de três em 2016 para cinco em 2020 – aumento de 66%.

Concorrentes

Atender todos os municípios, 17 mulheres concorreram ao missão de prefeito. Em Arapoti, a atual gestora Nerilda Penna (PSB) ficou em segundo lugar, com 34,84% dos votos válidos, com Irani Barros (PSDB) sendo eleito. Professora Heloisa (PL) também ficou perto da eleição (31,94% dos votos válidos), detrás de Renan (PTB). Em Curiúva, que elegeu Nato Moura (PSD), duas outras mulheres concorreram no pleito: Marlene Tobias (PSB) fez 20,49% dos votos válidos, enquanto Professora Ana Maria (PT) teve 4,35%.

Em Irati, cidade com mais candidatos da região (oito), Rafaela (PDT) teve 10,47% dos votos válidos, com Jorge Derbli (PSDB) sendo reeleito. No município de Palmeira, que elegeu Sergio Belich (DEM), um representante feminina foi Professora Zenilda (PT), que fez 1,6% dos votos válidos. Complementando, Irajane Santini (PSL) ficou na segunda colocação em Prudentópolis, fazendo 32,96% dos votos válidos, unicamente detrás de Osnei (DEM), eleito.

Vícios

Se considerada vice-prefeitas eleitas no domingo, o número ainda é maior: seis representantes mulheres nos Campos Gerais. Irati terá Ieda Schimalesky Waydzik (PV) complementando a placa de Jorge Derbli. Em Ipiranga, Ivonete Costa (PSB) será a vice de Douglas Modesto, do mesmo partido.

No município de Suplente, Ana Maria Pachalki (Podemos) será a vice-prefeita de Lucas Machado, da mesma legenda. Juliana Belinoski (PSL) terá mais quatro anos sem trouxa, ao ser reeleita com Lula Thomaz (PSD). O mesmo cenário acontece em Telêmaco Borba, onde Rita Mara (PL) segue com Dr. Marcio (PDT). Fechando, Ione (PSD) será vice de Zélio (PL) em Vento.





Nascente: Post Completo